quarta-feira, 16 de maio de 2012

Capitulo 4- Classificação dos seres vivos a origem da vida e a evolução

Capitulo 4- Classificação dos seres vivos a origem da vida e a evolução
A parte da ciência ou da biologia que estuda a classificação dos seres vivos é a taxonomia, esta significa sistema de classificação.
·         Vários GENEROS em uma mesma FAMILIA;
·         Varias FAMILIAS se unem em uma mesma ORDEM;
·         Varias ORDENS em uma mesma CLASSE;
·         Cada FILO em um mesmo REINO
Divisões dos reinos:à Reino Monera: Abrange todos os seres unicelulares e procariontes representados pelas bactérias e pelas cianobacterias;
àReino Prostita: Compreendem aos seres unicelulares e Eucariontes como os protozoários e certas algas;
à Reino Fungi: Compreende a todos os fungos unicelulares e pluricelulares e são eucariontes e autótrofos por absorção;
à Reino Plantae: abrange aos organismos pluricelulares, eucariontes e autótrofos. Neste reino temos as plantas e as algas.
à Reino Animalia: Compreende aos organismos pluricelulares, Eucariontes e Heterotróficos por indigestão;
Este reino abrange principalmente aos animais;
Regras de Nomenclatura de um Ser vivo:
1ª – O nome do ser vivo deve ser escrito em latim, grifado ou em itálico,sendo obrigatório a presença de dois nomes, sendo o primeiro referente a gênero e o segundo a espécie;
2ª – A inicial do termo indicativo do gênero deve ser escrita com inicial maiúscula, e o da espécie minúscula. Ex: Phaseolus vulgari ( feijão).
Nos casos em que a espécie se refere a uma pessoa a inicial pode ser maiúscula ou minúscula. Ex: Tripanosoma cruzi ( Cruzi )    ( barbeiro)
3ª -  Quando se tratar de uma subespécie, deve ser escrito sempre com inicial minúscula, depois do nome da espécie. Ex: Rhea americana alba ( ema branca)
4ª – Nos casos de subgêneros o nome deve ser escrito com inicial maiúsculo entre parênteses e depois o nome do gênero.
 
A origem da vida
A ideia de que a vida pode se formar da matéria bruta é conhecida como teoria da geração espontânea ou abiogênese.
Redi usou o que chamamos de experimento para comprovar suas hipóteses.
Como tudo começou: A terra surgiu a cerca de 4,6 bilhões de anos, neste tempo a temperatura era tão alta que impossibilitava a existência de qualquer forma de vida na terra.
Os vulcões eliminavam gases e vapor de ar.
Somente depois de cerca de 600 milhões de anos a terra esfriou, o suficiente para que qualquer vapor de água se condensasse.
Evolução: processo de transformação na qual passam os seres vivos, esse processo vem acontecendo desde que se surgiu a terra.
fósseis:
São restos ou marcas deixadas por seres vivos em épocas passadas.
Importância dos fósseis: O estudo dos fosseis auxilia a compreensão das modificações sofridas pelas espécies durante os séculos. Podemos também dizer que são restos, vestígios de seres vivos deixadas em épocas passadas.
Seleção natural: Chama-se evolução natural o mecanismo de um ambiente, de como seleciona os organismos que vivem nele: os indivíduos portadores de características “FAVORAVEIS” tem maior chance de sobrevivência e de deixar descendentes férteis, enquanto as portadoras de características “desfavoráveis” tendem a ser eliminada, pois terão menos chances. Esse conceito de seleção natural foi proposto pelo cientista inglês Charles Darwin. A teoria da evolução tornou-se aceitável por todo mundo.


Questões:


1.       O que é classificar?
2.       Quais são os cinco reinos que classificamos os seres vivos? O que cada um compreende?
3.       Cites seres estudados que pertencem ao reino monera:
4.       Seres vivos que pertencem ao reino dos protistas:
5.       complete quanto a nomenclatura do ser vivo abaixo:
              Hydra vulgaris
6.       Pesquise e após responda: Em relação as categorias taxonômicas complete dizendo o reino, o filo o subfilo, a classe, a ordem, a família, o gênero e a especie a qual pertencem a espécie humana.
7.       Qual é a idade aproximada da terra?
8.       O que são eras geológicas?
9.       O que são fosseis? Qual é sua importância nos dias de hoje?
10.    O que se entende por seleção natural?
11.    Qual foi o nome do cientista que desenvolveu o conceito de “seleção natural”?
12.    Defina evolução?
13. Preencha as lacunas com os respectivos nomes.
a)      O reino bactéria inclui seres com células _____________________, ou seja, que não tem um ____________________ individualizado por uma membrana. Esse reino inclui as __________________ e as ______________________. Essas ultimas são ____________ pois fabricam seu próprio alimento alem de fazer a __________________________.
b)      O reino protista é constituído por varias formas de vida. Umas são __________________________ e outras _______________________ e de organização bem simples. Entre os protistas estão as algas, que realizam a ______________________________ e fazem parte  do __________________ que é o primeiro nível das cadeias alimentares aquáticas. Também entre os protistas estão os ______________________________ que fazem parte do ____________________________, o segundo nível das cadeias alimentares aquáticas.
c)      O reino plantae é constituído pelas plantas ou __________________ que são seres com células _____________________ e realizam a ______________, sendo, por isso classificadas como ________________________.
d)      O reino fungi é aquele onde se encaixam os fungos, seres com células _______________ que podem ser unicelulares, como as leveduras usadas na fabricação dos Pães. No que se diz a respeito da nutrição dos fungos são ________________________________. Uma das principais funções no meio ambiente é que fazem a _________________________ da matéria orgânica.
e)      O reino animália abrange os animais, seres ______________ e cujas células são ___________________________, quanto a nutrição são  __________________________________.
14.    Procure num dicionário biológico o significado das palavras a seguir:
a.        Clone
b.       Genes
c.        Mutação
d.       Evolução
e.       Hereditariedade

2 comentários: