quinta-feira, 19 de abril de 2012

Capítulo 2 - Reconhecendo um ser vivo - célula e tecido

Capítulo 2 –Reconhecendo um ser vivo – Célula e Tecido.
É importante que você saiba que:
ü  Células animais são um poco diferente que as vegetais;
ü  Nem todas as células que compõem o corpo de um ser vivo são iguais entre si.
ü  Teoria celular: diz que todos os seres vivos são constituídos por células.
ü  CONCLUINDO: Todos seres vivos são formados por células(exceção do vírus)
ü  Todas as células são microscópicas, isto é só podem ser vistas com o auxilio do microscópio, este inventado por Robert Hooke em 1665, e seu microscopio amentava de 250 a 270 vezes.                            
ü  A célula animal foi descoberta por Robert Hooke, mais tarde dois biólogos alemães Theodor Schwann e Mathias Schleiden descobriram a célula vegetal.
ü  Alguns seres que possuem mais de uma célula como é o caso do seres humanos e os animais são chamados de pluricelulares.
ü  Existem seres também que possuem uma única célula é o caso das bactérias e cianobacterias e esses são nomeados unicelulares.
ü  A célula é formada praticamente por:membrana, núcleo e citoplasma
                   As células se agrupam e formam os tecidos.
Os principais tecidos são o epitelial, sanguíneo, ósseo e nervoso.
ü  Tecido epitelial – Sua principal função é revestir as paredes dos órgãos e da pele.
ü  Tecido sanguíneo – o sangue também é um tecido. Existem célula especializadas em levar o gás oxigênio ao corpo (glóbulos vermelhos), existem células especializadas em fazer a defesa do organismo(glóbulos brancos ou anticorpos).
ü  Tecido ósseo – esse tecido é formado por células que organizam, em espaços entre elas, um material sólido e duro, denominado matriz óssea, tecido que forma os ossos;
ü  Tecido Nervoso – As células do tecido nervoso são responsáveis pela recepção de estímulos e condução dos impulsos nervosos; possuem ramificações que permitem a elas executar tais funções.

Matéria viva e matéria bruta.
Pensamos em uma pedra, ela é formada por porções invisíveis aos olhos humanos denominados moléculas. Cada molécula é formada por átomos.
A pedra não tem vida: considera-se então que ela é constituída de matéria bruta.
Na matéria bruta não existe organização celular, ao contrário do que acontece nos seres vivos(com exceção do vírus).
Na maioria dos organismos pluricelulares, as células com as mesma função são agrupadas em tecidos. Os tecidos constituem os órgãos, que formam os organismos e finalmente um organismo.
Veja no esquema simplificado abaixo:

Átomos à moléculas à células à tecidos à Órgãos à sistemasà organismo





Questões:

1.       Qual é a menor porção de um ser vivo capaz de executar diversas funções, além de ser responsável pela manutenção da vida na terra?
2.       Quais são as partes básicas da célula?
3.       Defina um ser uni e pluricelular. Cite também exemplos.
4.       Qual é o nome dado ao conjunto de células que fazem uma determinada função no organismo?
5.       Cite os tipos de tecidos estudados e suas principais características?
6.       (PUCC-SP) A palavra célula, etimologicamente, vem de cela, que quer dizer pequena cavidade. Todos os organismos vivos são formados por células, à exceção dos(as):
a.        Fungos                 d.   Algas cianofíceas
b.       Bactérias             e.   protozoários.
c.        Vírus
7.       UFSE) A descoberta da célula foi feita em 1665 por_________ . Em 1838 e 1839, __________ e _____________ através de observações de estruturas de muitas plantas e animais, concluíram que os seres vivos são constituídos por células. Indique a alternativa que completa corretamente as frases.

a) Hoocke, Weismann, Schwann.
b) Virchow, Scheleiden, Schwann.
c) Scheleiden, Hoocke, Schwann.
d) Hoocke, Scheleiden, Schwann.
e) Virchow, Weismann, Hoocke.
8.       (UFPA) São seres procariontes os (as):
a) Fungos.               b) Bactérias e cianofíceas.
c) Protozoários.     d) Vírus.
e) Protistas.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

capítulo 1 - A investigação científica

Capítulo 1 – A investigação cientifica.
Você já deve ter visto por exemplo frutas bichadas ou até alguns “vermes” decompondo o resto de carnes de um animal morto. Em tempos atrás acreditava-se que esses “vermes” surgiam espontaneamente a partir de materiais da própria fruta ou da carne em decomposição.
No século XVII, o cientista italiano Francesco Redi colocou pedaços de carne no interior de alguns frascos deixando uns abertos e outros fechados com uma tela, observou também que o material em decomposição do frasco aberto atraia mosquitos que entravam e saiam dos frascos abertos. Depois de algum tempo de observação notou o surgimento de inúmeros “vermes” deslocando-se sobre a carne consumida e ainda consumindo-o.
Através do experimento de Redi, podemos concluir que os “vermes” representavam uma etapa do ciclo de vida da mosca:  ovo à larva(verme) à pupa(estagio imóvel) à adulto..
Esta experiência de Redi favoreceu a abiogênese idéia que segundo a qual todo ser vivo se origina de outra vida preexistente.
A abiogênese permaneceu somente dois séculos quando no século XIX, Luiz Pasteur elaborou de forma extraordinária, experimentos conclusivos a respeito da inviabilidade da geração espontânea.
Pasteur havia demonstrado que o ar contém uma fonte enorme de microorganismos, que podiam contaminar qualquer material nutritivo submetido a uma experimentação idealizou então, os famosos frascos “pescoço de cisne” (que apresentavam-se  como o gargalho retorcido), colocando em seu interior líquidos nutritivos.
Bom, na tentativa de responder estas hipóteses, surgem-se varias hipóteses:
ü  Hipótese heterotrófica: esta segundo o qual a terra, os seres vivos seriam todos heterotróficos.
ü  Geração espontânea: transformação subta de matéria inaminada  em vida relativamente complexa.
Para todas estas explicações devemos considerar as condições reinantes da terra.
  As etapas para o reconhecimento de um ser vivo são as seguintes.
ü  Observação de um fato;
ü  Formulação de um problema;
ü  Formação de uma hipótese;
ü  Realização de um experimento;
ü  Conclusão.



Questões:
1.       O que seria o método cientifico?
2.       Quais são as etapas do método cientifico?
3.       Qual seria a teoria da geração segundo Redi?
4.       A figura abaixo representa o experimento de Redi:


Redi colocou dentro dos recipientes substancias orgânicas para que entrassem em decomposição. Alguns dos recipientes( na figura com uma ao lado)foram cobertos  com uma tela e outros  foram deixados
abertos. O cientista demonstrou que as larvas surgidas da carne em decomposição, se desenvolveram de ovos de moscas, e não da transformação da carne.
a) Qual teoria foi estabelecida com os resultados do experimento de Redi?
b) Qual teoria admitia qual a carne em putrefação poderia originar larvas (“vermes“)?
5.                   No século XVII, Francesco Redi, preocupado com as discutições sobre a origem da vida, realizou experiências cuja conclusão permitiu, na época:
a)   Confirmar as teorias de Lamarck.
b)   Alterar os conceitos emitidos com Darwin
c)   Por abaixo abaixo as teorias sobre geração espontânea, então existentes.
d)   Confirmar os trabalhos de Pasteur.
e)   Comprovar que a matéria viva em decomposição era excelente meio de reprodução  de microorganismos.